top of page

PROGRAMA
NUFFIELD DE
PESQUISA NO
AGRONEGÓCIO

O que você busca entender e resolver com um alcance global no agro?

O Programa Nuffield oferece uma formação muito além de um curso convencional. Conheça em primeira mão as realidades do agro ao redor do mundo através de uma rede de contatos e amizades de vanguarda. Tudo para trazer conhecimento prático e levar o brasileiro para frente em curto, médio e longo prazo.

 

Aprendizagem na prática e networking internacional à partir de 11 semanas de viagens internacionais durante 18 meses, começando em março de 2025.

À cada ano abrimos as inscrições para participação. O período de inscrições de 2024 já encerrou.   

 

Acompanhem nosso site e redes sociais para ficarem por dentro!

Programa de Bolsas: Texto

O QUE O PROGRAMA NUFFIELD DE PESQUISA NO AGRONEGÓCIO CONTEMPLA?

Ao ser contemplado com o Programa Nuffield, você automaticamente se torna um Nuffieldiano e permanece para sempre em nossa rede internacional com mais de 2000 membros e 120 investidores. É um privilégio e uma grande responsabilidade desenvolver um influente papel no setor agrícola. O Programa amplifica o conhecimento e autoconhecimento através de uma oportunidade intensa e transformadora.  Além disso, durante o processo de elaboração do artigo, nosso Scholar conta com a assessoria da Harven Agribusiness School, bem como, junto com a publicação do artigo, vem também o reconhecimento da mesma.

Totalizando 77 dias em dezoito meses, quatro atividades principais compõem o Programa da Nuffield: 

  1. Nuffield Contemporary Scholars Conference (CSC)

  2. Global Focus Program (GFP)

  3. Pesquisa individual 

  4. Apresentação do trabalho

Com o custo de USD 37.000, o candidato pode custear por conta própria ou conquistar patrocínio. A Nuffield Brasil oferece apoio nesse sentido. Ao apresentar um projeto sólido, alinhado aos objetivos desses patrocinadores em potencial, o candidato pode viabilizar sua participação no programa, demonstrando como sua pesquisa pode trazer benefícios não apenas para sua própria carreira, mas também para a indústria como um todo. Essa capacidade de conseguir patrocínio não só permite a participação no programa, mas também reforça a importância e relevância do projeto proposto. ​

Scholars going to AUS embassy.JPG
Victor GFP 2018 (2).jpeg

1. CONTEMPORARY SCHOLARS CONFERENCE (CSC):

Em português, significa “Conferência de Novos Nuffieldianos”.  A CSC é uma conferência de, no mínimo, uma semana de duração e congrega todos os Nuffieldianos recém-selecionados. É realizada anualmente em um país diferente, seguindo a alternância entre os hemisférios Norte e Sul. A CSC é um investimento direto no avanço da agricultura ao oferecer um fórum que reúne os Nuffieldianos, líderes mundiais da área agrícola, políticos, entidades de fomento da agropecuária e instituições de pesquisa. 

A Conferência tem como objetivo incentivar a participação efetiva dos Nuffieldianos, promovendo o desenvolvimento do pensamento crítico e a capacidade de criar soluções para os amplos desafios que afetam o agronegócio mundial. Comércio, economia, tecnologias, tendências, mercados, exigências, política, entre outros assuntos, estão sempre nas pautas das discussões de forma globalizada. Durante este período, o Nuffieldiano desenvolve suas habilidades em liderança em um nível prático e político. A Nuffield International contribui para a formação de futuros líderes mundiais no setor agrícola, gerenciando e coordenando o CSC.   

2. GLOBAL FOCUS PROGRAM (GFP):

Em português, significa “Programa de Foco Global”. O GFP consiste em uma viagem, na qual um grupo de sete a dez Nuffieldianos (de diferentes países) viajam juntos para conhecer a agricultura de até seis países no período de quatro semanas.  Os países que fazem parte do roteiro incluem: China, Brasil, África do Sul, Quênia, Irlanda, França, Índia, Qatar, México, Turquia, Alemanha, Bélgica, Reino Unido, Estados Unidos, Nova Zelândia, Singapura, Dinamarca, Israel, Japão, Rússia, Polônia, República Tcheca e Filipinas.  Durante esta etapa, os participantes são encorajados a trabalhar em grupo, investigando sistemas produtivos, questões ambientais e comerciais, tipos de produção, política, inovações e desafios do setor agrícola. Além disso, aproveitam as diferenças culturais para socializar e trocar experiências.  Existem cinco turmas por ano de GFP: duas ocorrem entre março e abril e as outras entre junho e julho.

carla%20japan_edited.jpg
IMG_3330.jpg

3. PESQUISA INDIVIDUAL / “VIAGEM INDIVIDUAL”:

Após a CSC e o GFP, o Nuffieldiano embarca, durante seis semanas que podem ser distribuídas ao longo do período de duração do programa, para os países que tem interesse com a finalidade de aprofundar o conhecimento sobre o tema de estudo que escolheu. Este tema deve, obrigatoriamente, ter relevância para a agricultura mundial.

O roteiro e a agenda ficam à critério e responsabilidade do Nuffieldiano, que pode contar com todo o apoio da rede Nuffield.

Vale ressaltar que é permitido realizar a viagem junto de um parceiro de negócios, porém todos os custos serão de responsabilidade do candidato.

4. IMPLEMENTAÇÃO DOS RESULTADOS/APRESENTAÇÃO:

O Programa da Nuffield de Pesquisa no Agronegócio é um acelerador no desenvolvimento da liderança, assim, o propósito da realização do mesmo consiste em poder trazer para a rede pessoas com mentes de liderança e que irão desenvolver ações para o nosso setor.

O Nuffieldiano contemplado elabora um relatório completo sobre o tema do seu estudo.  O documento deve apresentar o que foi estudado, o que foi descoberto, qual o significado para o patrocinador e para a indústria agrícola e, ainda, como o estudo trará uma mudança significativa para seus negócios e para a agricultura.  O Nuffieldiano também deverá fazer uma apresentação oral após dois anos do anúncio de sua participação como Nuffieldiano.  O evento onde ele apresentará o resultado de sua pesquisa  poderá ser uma conferência ou um seminário que sejam parte de um grande evento agrícola, de modo que garanta a visibilidade do acadêmico e da organização. 

Além disso, os Nuffieldianos retornam do seu ano de viagens como especialistas conceituados, tendo uma perspectiva prática e global sobre o seus temas de estudo. Por isso, após o primeiro ano de investigação, eles são requisitados para palestrar em conferências agrícolas, de acordo com a disponibilidade de cada um.

 

Os Nuffieldianos tornam-se naturalmente Embaixadores da Nuffield, lideram mudanças relevantes ao desenvolver os seus negócios, o setor do agro, a região de atuação e o país como um todo.

Programa de Bolsas: Programas

PRÉ-REQUISITOS PARA APLICAR PARA O PROGRAMA

  • Idade entre 25 e 40 anos preferencialmente;

  • Atuar em cargos de liderança no mercado, com experiência mínima de 5 anos;

  • Dedicação pela cadeia de alimentos;

  • Vontade de participar de uma rede de agricultura global para compartilhar e desenvolver os conhecimentos;

  • Inglês avançado.

Programa de Bolsas: Bem-vindo

O QUE SE ESPERA DE UM NUFFIELDIANO?

  • Desempenhar um papel de liderança no setor agrícola brasileiro, associado ao sucesso em sua carreira ou negócio. O êxito pessoal contribui para o desenvolvimento de habilidades de liderança na área escolhida. A Nuffield entende que é necessária uma gama completa de personalidades e estilos de liderança. Os Nuffieldianos nem sempre precisam estar à frente para liderar. Em alguns casos, uma abordagem passiva pode ser mais efetiva. Espera-se, contudo, que todos sejam comunicadores eficazes.

  • Desafiar paradigmas do pensamento convencional e procurar soluções inovadoras para problemas antigos e emergentes. Os Nuffieldianos poderão proporcionar uma visão global, associada ao contexto brasileiro, e serem capazes de apontar perspectivas para os desafios atuais.

  • Desenvolver, motivar e liderar equipes dentro de suas próprias comunidades e indústrias rurais. Eles precisam ter em mente de que o sucesso de sua liderança estará no desenvolvimento das pessoas ao seu redor, e não diretamente em seus esforços individuais. Nuffieldianos não estão à procura de auto reconhecimento ou recompensa pessoal. Mais do que tudo, buscam o crescimento e a sustentabilidade do setor. 

  • Integrar redes no Brasil e no mundo, como resultado de suas viagens pela Nuffield. Os participantes entenderão a via de mão dupla "dar-e-receber" das redes e deverá retribuir, pelo menos, na mesma proporção em que receber. Estar disposto a partilhar ideias e experiências é uma das principais características dos Nuffieldianos e um dos fatores determinantes de sucesso da rede Nuffield global.

  • Ser altamente ativo e positivo sobre a cadeia agrícola no Brasil e tornar-se uma referência para aqueles que desejam ingressar na área. Eles também devem comprometer-se em continuar desenvolvendo a organização Nuffield, participando de conferências, tutelando outros Nuffieldianos e encorajando candidatos potenciais a concorrer a aplicar para o Programa Nuffield.

Programa de Bolsas: Bem-vindo

PASSO A PASSO PARA INSCRIÇÃO:

1


Leia bem todas as informações nesta página

2


Baixe aqui o arquivo para produzir as suas respostas. Ele é uma cópia do formulário

3

Clique aqui para acessar o formulário de inscrição. Você deve colar as respostas do documento acima, fazer o upload do vídeo de 90 segundos e o seu currículo neste formulário

4


Deixe o dia 6 de agosto de 2024 livre para uma possível entrevista em São Paulo

Inscreve

JOÃO ALEXANDRE DE CARVALHO

2024

“Matérias primas para Bioenergia.”               

 Estará disponível quando da conclusão do Programa. 

ROGÉRIO PERES

2024

“Tornando ESG real: quais são os pontos de lucro para os produtores brasileiros?”               

 Estará disponível quando da conclusão do Programa. 

ALEX MELOTTO

2024

“Pesquisa aplicada e difusão de tecnologias como ferramenta de desenvolvimento agropecuário para o Brasil.”               

 Estará disponível quando da conclusão do Programa. 

LETÍCIA ARANDA

2024

“Transição para um futuro equilibrado: Examinando Fundamentos de Mercado em Insumos Agrícolas, Segurança Alimentar, Cadeia de Suprimentos e Sustentabilidade”               

 Estará disponível quando da conclusão do Programa. 

SAMIR FAGUNDES

2023

“Mecanismos que facilitam a participação do pequeno produtor no mercado de carbono no Brasil”               

 Estará disponível quando da conclusão do Programa. 

RENATA ROSSETTO

2022

"Financiamento sustentável da agricultura no Brasil: o papel que as supply chains podem desempenhar e o mercado de carbono provavelmente não."

ELDER BRUNO

2022

"Como a transformação digital pode ajudar os produtores rurais e a governança social, ambiental e coorporativa"

 Estará disponível quando da conclusão do Programa. 

ANA CAROLINA ZIMMERMANN

2022

"Como transformar o Brasil em uma potência agroambiental reconhecida"

 Estará disponível quando da conclusão do Programa. 

RENATO RODRIGUES

"Colheita Verde: Desbloqueando o Potencial da Gestão de Terras Agrícolas no Mercado de Carbono"

2022

CARLOS ZEGWARD

2021

"Aumentando a lucratividade e eficiência do produtor de leite"

VANESSA CHIAMULERA

2021

"Sustentabilidade em grandes propriedades rurais"

 Estará disponível quando da conclusão do Programa. 

INGRID CARON

2020

“Protocolos de certificação como ferramentas de comunicação de dentro da porteira para a sociedade”

 Estará disponível quando da conclusão do Programa. 

HENRIQUE CAMPOS

2019

“Encontrar inovações e soluções para redução de deriva nas aplicações de produtos fitossanitários”

 Estará disponível quando da conclusão do Programa. 

OLLAVO TINOCO

2019

“Sucessão familiar e governança na agricultura”

THIAGO MACITELLI

2019

“Uso de bio-estimulantes e controle micro-biológico em agricultura de larga-escala”

 Estará disponível quando da conclusão do Programa. 

ARTUR FALCETTE

2018

"A diversificação como ferramenta de gestão de risco”

MAURO NAKATA

2018

“Competitividade da Tilapicultura Brasileira"

VICTOR CAMPOS

2018

“Fertilidade do Solo, Nutrição de Plantas e Saúde do Solo - Como o produtor vai tomar decisão no futuro e o que podemos aprender com outros países

CARLA BORGES

2017

“Agregando valor para os produtores do Centro-Oeste”

MURILO BETTARELLO

“Como a tecnologia digital pode ajudar o produtor”

Relatório: Nuffield Adventure - uma experiência da vida 

2017

LUCIANO LOMAN

2016

“Agricultura Vertical – a importância para o Brasil”

CECILIA FIALHO

2015

“Tendências e Inovações influenciando políticas e o mercado de Biotecnologia”

©2020 por NuffieldBR. Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page