PROGRAMA
NUFFIELD
Com U$25.000, o que você busca de conhecimento ao redor do mundo para desenvolver o agro brasileiro?
Conheça o programa de bolsas Nuffield: aprendizagem na prática e networking internacional a partir de 14 semanas de viagens internacionais durante 2 anos (a depender da situação do Covid-19).
As inscrições para o programa ocorrem em outubro de cada ano.
O QUE O PROGRAMA NUFFIELD CONTEMPLA?
Ao fazer parte do programa de bolsas Nuffield, você automaticamente se torna um Nuffieldiano e permanece para sempre em nossa rede. É um privilégio e uma grande responsabilidade desenvolver um influente papel no setor agrícola. O programa amplifica o conhecimento e autoconhecimento através de um programa intenso e transformador.
Totalizando 114 dias em dezoito meses, quatro atividades principais compõem o programa Nuffield:
-
Nuffield Contemporary Scholars Conference (CSC)
-
Global Focus Program (GFP)
-
Individual Study
-
Reporting
1. CONTEMPORARY SCHOLARS CONFERENCE (CSC):
Em português, significa “Conferência de Novos Nuffieldianos”. A CSC é uma conferência de, no mínimo, uma semana de duração e congrega todos os Nuffieldianos recém-selecionados. É realizada anualmente em um país diferente, seguindo a alternância entre os hemisférios Norte e Sul. A CSC é um investimento direto no avanço da agricultura ao oferecer um fórum que reúne os Nuffieldianos, líderes mundiais da área agrícola, políticos, entidades de fomento da agropecuária e instituições de pesquisa.
A Conferência tem como objetivo incentivar a participação efetiva dos Nuffieldianos, promovendo o desenvolvimento do pensamento crítico e a capacidade de criar soluções para os amplos desafios que afetam o agronegócio mundial. Comércio, economia, tecnologias, tendências, mercados, exigências, política, entre outros assuntos, estão sempre nas pautas das discussões de forma globalizada. Durante este período, o Nuffieldiano desenvolve suas habilidades em liderança em um nível prático e político. A Nuffield International contribui para a formação de futuros líderes mundiais no setor agrícola, gerenciando e coordenando o CSC.
2. GLOBAL FOCUS PROGRAM (GFP):
Em português, significa “ Programa de Foco Global”. O GFP consiste em uma viagem, na qual um grupo de sete a dez Nuffieldianos (de diferentes países) viajam juntos para conhecer a agricultura de seis países no período de seis semanas. Os países que fazem parte do roteiro são: China, Brasil, África do Sul, Quênia, Irlanda, França, Índia, Qatar, México, Turquia, Alemanha, Bélgica, Reino Unido, Estados Unidos, Nova Zelândia, Singapura, Dinamarca, Israel, Japão, Rússia, Polônia, República Tcheca e Filipinas. Durante esta etapa, os participantes são encorajados a trabalhar em grupo, investigando sistemas produtivos, questões ambientais e comerciais, tipos de produção, política, inovações e desafios do setor agrícola. Além disso, aproveitam as diferenças culturais para socializar e trocar experiências. Existem cinco turmas por ano de GFP: duas ocorrem entre março e abril e as outras entre junho e julho.
3. INDIVIDUAL RESEARCH / “VIAGEM INDIVIDUAL”:
Após a CSC e o GFP, o Nuffieldiano embarca, durante oito semanas que podem ser distribuídas ao longo do período de duração do programa, para os países que tem interesse com a finalidade de aprofundar o conhecimento sobre o tema de estudo que escolheu. Este tema deve, obrigatoriamente, ter relevância para a agricultura mundial.
O roteiro e a agenda ficam à critério e responsabilidade do Nuffieldiano, que pode contar com todo o apoio da rede Nuffield.
Vale ressaltar que é permitido realizar a viagem junto de um parceiro de negócios, porém todos os custos serão de responsabilidade do candidato.
4. IMPLEMENTAÇÃO DOS RESULTADOS:
O programa Nuffield é um acelerador no desenvolvimento da liderança, assim, o propósito da realização do mesmo consiste em poder trazer para a rede pessoas com mentes de liderança e que iram desenvolver ações para o nosso setor.
O Nuffieldiano contemplado elabora um relatório completo sobre o tema do seu estudo. O documento deve apresentar o que foi estudado, o que foi descoberto, qual o significado para o patrocinador e para a indústria agrícola e, ainda, como o estudo trará uma mudança significativa para seus negócios e para a agricultura. O Nuffieldiano também deverá fazer uma apresentação verbal após dois anos do anúncio de sua participação como Nuffieldiano. O evento onde ele apresentará o resultado de sua pesquisa poderá ser uma conferência ou um seminário que sejam parte de um grande evento agrícola, de modo que garanta a visibilidade do acadêmico e da organização.
Além disso, os Nuffieldianos retornam do seu ano de viagens como especialistas conceituados, tendo uma perspectiva prática e global sobre o seus temas de estudo. Por isso, após o primeiro ano de investigação, eles são requisitados para palestrar em conferências agrícolas, de acordo com a disponibilidade de cada um.
Os Nuffieldianos tornam-se naturalmente Embaixadores da Nuffield, lideram mudanças relevantes ao desenvolver os seus negócios, o setor do agro, a região de atuação e o país como um todo.
PRÉ-REQUISITOS PARA APLICAR NO PROGRAMA
-
Idade entre 25 e 40 anos preferencialmente;
-
Atuar em cargos de liderança no mercado, com experiência mínima de 5 anos;
-
Dedicação pela cadeia de alimentos;
-
Vontade de participar de uma rede de agricultura global para compartilhar e desenvolver os conhecimentos;
-
Inglês avançado.
O QUE SE ESPERA DE UM NUFFIELDIANO?
-
Desempenhar um papel de liderança no setor agrícola brasileiro, associado ao sucesso em sua carreira ou negócio. O êxito pessoal contribui para o desenvolvimento de habilidades de liderança na área escolhida. A Nuffield entende que é necessária uma gama completa de personalidades e estilos de liderança. Os Nuffieldianos nem sempre precisam estar à frente para liderar. Em alguns casos, uma abordagem passiva pode ser mais efetiva. Espera-se, contudo, que todos sejam comunicadores eficazes.
-
Desafiar paradigmas do pensamento convencional e procurar soluções inovadoras para problemas antigos e emergentes. Os Nuffieldianos poderão proporcionar uma visão global, associada ao contexto brasileiro, e serem capazes de apontar perspectivas para os desafios atuais.
-
Desenvolver, motivar e liderar equipes dentro de suas próprias comunidades e indústrias rurais. Eles precisam ter em mente de que o sucesso de sua liderança estará no desenvolvimento das pessoas ao seu redor, e não diretamente em seus esforços individuais. Nuffieldianos não estão à procura de autor reconhecimento ou recompensa pessoal. Mais do que tudo, buscam o crescimento e a sustentabilidade do setor.
-
Integrar redes no Brasil e no mundo, como resultado de suas viagens pela Nuffield. Os participantes entenderão a via de mão dupla "dar-e-receber" das redes e deverá retribuir, pelo menos, na mesma proporção em que receber. Estar disposto a partilhar ideias e experiências é uma das principais características dos Nuffieldianos e um dos fatores determinantes de sucesso da rede Nuffield global.
-
Ser altamente ativo e positivo sobre a cadeia agrícola no Brasil e tornar-se uma referência para aqueles que desejam ingressar na área. Eles também devem comprometer-se em continuar desenvolvendo a organização Nuffield, participando de conferências, tutelando outros Nuffieldianos e encorajando candidatos potenciais a concorrer a uma vaga no programa.